A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



domingo, 3 de outubro de 2010

Qual é o seu nome ?

“HE HEYEH”
Eu Sou o que Sou



"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."  Êxodo 3:13 e14

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
 Mateus 16:15




Moisés queria saber como ele deveria responder ao povo sobre qual o nome do Deus de seus antepassados e o Senhor respondeu : EU SOU.
Jesus  perguntou aos seus discípulos o que os homens diziam a respeito de quem Ele era.
E você já sabe quem é o Eterno?
Para Moisés o Senhor se revelou como“HE HEYEH” vem do verbo Hebriaco (Ahayao), que significa “ser”, “estar”, “existir”, “tornar-se” e “acontecer”. Este verbo que parece no texto hebraico é utilizado pelo Eterno em ( Êxodo 3:14 ) (EU SOU O QUE SOU, SEREI O QUE SEREI, VOU SER O QUE VOU SER – Compreende passado, presente e futuro)”. Esta revelação do Eterno para Moisés tem um significado tremendo. Um homem de oitenta anos que era um fugitivo na terra de Midiã. Em seu passado no Egito apesar de ser um herdeiro  do reino , ele era filho adotivo da princesa do Egito, ao ver uma atutude injusta de um egípcio maltratando um hebreu , povo de seus pais legítimos, partiu em defesa do servo maltratado em seu ímpeto de executar justiça comete assassinato. Além disso ocultou o cadáver  e ao ser descoberto recebe a sentença de morte por parte de Faraó. Móisés  a partir daquele  momento torna-se um fugitivo e parte para a terra de Midiã; lá começa uma nova vida, casa-se tem filhos, torna-se pastor e tenta esquecer de tudo que havia em seu passado.
Quantas vezes fazemos como Moíses fugimos do nosso passado, de nós mesmos, da responsábilidade que implica estar vivo e escolher o bem e o mal. Alguns para esta fuga utilizam drogas, outros tentam mudar seu corpo, outros tentam mudar de endereço, estado, país, outros crian fugas mentais, mundos paralelos, outros mergulham nas crença religiosas ou na ciência, dentre outros tipos de escape que nós procuramos e que algumas vezes parecem funcionar, dando a senssação de que de alguma forma conseguimos.
O interessante desta narrativa na Biblia é que o autor não esconde o passado de Moísés, e Moisés não consegue esconder-se do Deus de seus antepassados, marcando um ponto final na sua tragetória de fuga. O Eterno se revela e chama o fugitivo Moisés pelo nome ," bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui." Ex. 3:4b. Daquele momento em diante a vida de Móisés não seria a mesma. Ele conheceria o Deus do tempo, na verdade o dono e criador do tempo. Deus este  que conhecia o passado do menino que foi tirado das águas, e que libertaria o povo de Israel das mãos do Egito e demostraria Seu poder sobre a natureza, a vida e a morte e como vitória total sobre as águas na atravessia  do Mar Vermelho pelo povo de Israel.
Moíses tinha um chamado para ser instrumento de Justiça e Libertação no plano do Eterno para o povo de Israel e deste chamado ele não pode fugir, pois o EU SOU o buscou no deserto e o capacitou com poder sobrenatural para cumprir sua missão.
Jesus é o nosso libertador , ele demostrou o seu poder , amor, autoridade e divindade, foi rejeitado e morto na cruz, mas ressucitou e demostrou ao mundo que Ele é o Vencedor.


Moíses conheceu o nome do Deus de seus antepassados , a grandeza e o poderio do grande EU SOU, nós podemos também conhece-lo e não mas fugir de tudo e de todos que de alguma forma nos maltratam, exploram, excluem, matam. Pois a presença do grande EU SOU esta em todos aqueles que dizem eis me aqui a Jesus como Remidor e Senhor de seu passado presente e futuro.

Moises recebeu uma ordem de Deus : "E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;" Êxodo 4:2-4
Jesus quando foi crucificado no madeiro levou sobre si as nossas transgressões e naquele momento da cruz recebeu todos os pecados de todos os que creram em seu Nome em todos os tempos. Naquele momento naquela cruz foram crucificados os nossos pecados e condenado satanás: a velha serpente. Após a sua morte o seu corpo foi retirado de lá e em três dias ocorreu a Sua ressureição como Ele havia dito. Todo pastor em Israel na época de estigem levava as ovelhas para as mesas, que é um terreno plano em certa altitude ou planalto, onde havia pastos tenrros para as ovelhas. O pastor avançava primeiro e inpecionava o pasto retirando cobras, escorpiões e todo animal peçonhento que pudesse representar perigo para as ovelhas. Esses animais eram levantados e pregados enm uma árvore (madeiro) para não contaminar o pasto e pudessem ser ingeridos depois de mortos por uma ovelha. É disso que fala o salmo 23: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos..."Salmos 23:5b Ou seja as cobras e escorpiões após mortos "viam" as ovelhas no cuidado do pastor: derramando a unção (cura, saúde e imunidade) e o cálice transbordante (alimento, fartura, sobejo).

É interessante notar que Moisés guiou o povo como um rebanho pelo deserto. Davi era também pastor de Israel e de sua linhagem temos a Jesus O Bom Pastor. Esse como O Pastor Definitivo: perfeito e imaculado, pois antes dele, como todo ser humano pecador, todos foram ladrões e salteadores: Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. João 10:8


 

Eu sou o pão da vida. João 6:48

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. João 15:1

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. João 4:26



Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14

E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues. Atos 22:8



Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25

Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 22:13

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13