A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



domingo, 23 de maio de 2010

O que tens em mãos?





Mutiplicação


"Certa mulher, que era viúva de um dos membros de um grupo de profetas, foi falar com Eliseu e disse:
-O meu marido morreu. Como o senhor sabe, ele era um homem que temia a Deus, o SENHOR. Mas agora um homem a quem ele devia dinheiro veio para levar os meus dois filhos a fim de serem escravos, como pagamento da dívida.
Eliseu perguntou:
- O que posso fazer por você? Diga! O que é que você tem em casa?
-Não tenho nada, a não ser um jarro pequeno de azeite! respondeu a mulher.
Eliseu disse:
-Vá pedir que os seus vizinhos lhe emprestem muitas vasilhas vazias.
Depois você e os seus filhos entrem em casa, fechem a porta e comecem a derramar azeite nas vasilhas. E vão pondo de lado as que forem ficando cheias.
Então a mulher foi para casa com os filhos, fechou a porta, pegou o pequeno jarro de azeite e começou a derramar o azeite nas vasilhas, conforme os seus filhos iam trazendo.
Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela perguntou se havia mais alguma. Essa foi a última! respondeu um dos filhos. Então o azeite parou de correr.
Ela foi e contou ao profeta Eliseu. Aí ele disse:
- Venda o azeite e pague todas as suas dívidas. Ainda vai sobrar dinheiro para você e os seus filhos irem vivendo." II Reis 4:1a7



" Pouco tempo depois, ajuntou-se outra vez uma grande multidão. Como eles não tinham nada para comer, Jesus chamou os discípulos e disse:

-Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer.
Se eu os mandar para casa com fome, eles vão cair de fraqueza pelo caminho, pois alguns vieram de longe.
 Os discípulos perguntaram:
-Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
-Quantos pães vocês têm? perguntou Jesus.

-Sete!  responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo.
Eles tinham também alguns peixinhos. Jesus deu graças a Deus por eles e mandou que os discípulos os distribuíssem.

Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
As pessoas que comeram eram mais ou menos quatro mil. Jesus mandou o povo embora,
e, logo depois, subiu no barco com os seus discípulos, e foi para a região de Dalmanuta."  Mc.8:10




Todos nós passamos por faltas, cobranças, necessidades, ausências e pensamos: Como encontaremos uma solução para estes problemas?
Os dois textos acima nos ensinam que quando nos dispomos a obedecer a Deus todas as nossas faltas são supridas. Mas como essas necessidades são supridas? A partir do que temos: a viuva tinha uma pequena botija de azeite e os apóstolos: sete pães e alguns peixinhos. Para eles e para nós poderia parecer pouco.
 O que é uma pequena botija de azeite para pagar uma dívida? O que são sete pães e alguns peixinhos para alimentar uma multidão? Diante de tamanha questão só restava uma coisa a fazer: a viuva foi recorrer ao profeta e os discípulos entregar os pães nas mãos de Jesus.
A viúva sabia que o profeta Elizeu traria uma solução de Deus, o Eterno, para sua vida e de seus filhos. Mas foi surpreendida com o desafio: "O que você tem em  casa?" A princípio ela pensa não ter nada, depois ela lembrará de uma pequena quantidade de azeite em uma botija. Jesus tem diante de si uma multidão que está saciada espiritualmente ao ouvir os seus ensinamentos e ao ver os seus sinais e prodígios, (coxo andar, cego ver e surdo ouvir). Mas esta mesma multidão estava faminta fisicamente e o  Mestre se compadece dela.
Os discípulos buscam uma solução racional para alimentar a multidão, mas também como a viúva ficam surpreendidos com a pergunta de Jesus: "Quantos pães vocês têm?". Tanto a viúva quanto os discípulos mesmo que admirados seguem as orientações dadas pelo profeta e pelo Mestre. Se  eles acham que as perguntas feitas a eles são desafiadoras mais ainda ficaram com as orientações recebidas. A viúva que junte todas as vasilhas que puder e se tranque em casa com seus filhos e derrame o azeite da pequena botija. O azeite não para de ser derramado e enche todas as vasilhas. Os discípulos que peguem os sete pães, dêem a Jesus, para que  partindo-os fossem distribuídos entre à multidão. Resultado: "Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram."
Quando o ser humano esgota todas as suas tentativas de solucionar os seus problemas e não encontra  outra saída senão buscar a Deus, Jesus o Mestre utiliza aquilo que temos para oferece-lhe mesmo que pareça pouco.  Lembre-se, a viúva obedeceu as orientações do profeta e não só contemplou como também  participou do milagre da mutiplicação,   pagou as suas dívidas manteve a sua família unida e teve suas finanças estabilizadas.
Jesus quando indagado por seus discípulos quanto à solução do problema prefere usar as pequenas coisas que estão nas mãos dos seus e não soluções de fora para o problema. Assim a honra da solução passa a ser somente de Deus e ao mesmo tempo os discípulos se vem participantes do milagre assim como a viúva.

Agora  se você como seguidor de Jesus tem percebido  a fome do pão espiritual daqueles que estão em seu entorno ( familiares, colegas de trabalho, amigos, igreja, etc...) e como os dicípulos não sabe como alimenta- los, entregue o que você tem disponível ( tempo, conhecimento, dons, etc...) nas mãos do Mestre, mesmo que pareça pouco Ele, o Senhor te dará muito mais,  para você distribuir e alimentar a multidão.


O Senhor te pergunta: o que tens nas mãos?
 
  "Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará." Sl.37:5