A Paz do Senhor Jesus!

A Paz do Senhor Jesus! Seja bem vindo. Assista nossos vídeos:



domingo, 9 de maio de 2010

Espera-o



Não Tardará


"Jesus disse: Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.
Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas.
As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva.
As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.
Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
À meia-noite se ouviu este grito: O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!
Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.
Aí as moças sem juízo disseram às outras: Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.
De jeito nenhum, responderam as moças ajuizadas. O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!
Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: Senhor, senhor, nos deixe entrar!
O noivo respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!
E Jesus terminou, dizendo: Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora."  Mt.25:1 a 13

" Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça."  Ec.9:8 



 " Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará."
"...mas o justo viverá pela sua fé."      Hc. 2:3, 4b



Você com certeza tem promessas feitas por Deus em sua vida. Quando as recebemos ou tomamos conhecimento delas nos sentimos felizes e começamos a nos preparar para ve-las realizadas, nossos corações começam a vibrar em sintonia com os planos do Eterno, consiguimos até sonhar com elas; mas o tempo passa , um mês, um semestre , um ano , cinco anos, etc... Não consiguimos mais conter o desanimo, o cançaso,  a noite vem chegando,  já não enxergamos com clareza, a visão fica limitada, nos acomodamos e terminamos por dormir.
A parábola das dez virgens contada pelo Mestre dos Mestres, nos alerta para o preparo da espera. Na época de Jesus eram três as fases da cerimônia do casamento, a primeira era o acordo legal feito entre os pais dos noivos, depois a   procissão em que o noivo ia com os convidados até a casa da noiva para busca-la e leva-la ,( geralmente sem data marcada), para a sua casa onde encontrava os amigos e parentes das duas famílias numa cerimônia organizada pelo noivo e não pela noiva. (Juizes 14:5-11).
Durante o período da espera a noiva e suas damas aguardavam a chegada o noivo com grande expectativa e ansiedade. Na parábola cinco delas apesar da euforia foram sensatas e se precaveram com óleo extra para suas lamparinas , elas tinham consciência que o tempo da preparação do noivo para busca-las era diferentes do delas, mas as outras cinco não agiram com prudência, antes julgaram que o tempo de  preparo do noivo era equivalente ao tempo de duração do óleo de suas lamparinas e não levaram consigo óleo extra. Como ao noivo cabia a parte mais demorada da preparação , pois ele tinha que organizar a festa e preparar a moradia do futuro casal, para depois ir ao encontro de sua noiva o tempo passou e as virgens terminaram por dormir,  de repente anunciam a nótícia tão aguardada: "O noivo esta chegando!" Que alegria para todas , despertam, e põem-se em pé, mas para algumas a lâmpada esta se apagando elas olham e constatam: acabou o óleo. Em desespero percebem,  que suas cinco amigas têm suas lampadas acesas, iluminando o caminho de encontro como a promessa tão aguardada. Pedem que suas amigas lhes cedam um  pouco de óleo o que não conseguem , elas saem para comprar e ao retornar a festa  já começou, todos  entraram;   elas começam a gritar pelo noivo , a final ele é o responsável pela cerimônia, mas já é tarde e o noivo não as reconhece e não permite que entem na festa.
Assim é conosco, devemos ter a consciência que o tempo do Eterno não equivale ao nosso, por isso Ele nos alerta em Habacuque 2:3b  "...se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará." As promessas feitas por Deus para sua vida são específicas para você e irão TODAS se cumprir no tempo do Eterno. Em Salmos 119, o mais longo salmo da bíblia, versículo 105, lemos: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."A palavra de Deus é a lâmpada. Mas a lâmpada para brilhar tem que ter óleo não apenas o conhecimento. Em 2 Corintios 3:6 lemos "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.". Nós devemos manter um relacionamento diário com Deus através do Espírito Santo buscando em oração e súplica como Paulo nos escreve em Efésios 6:18a "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito,.." No aguardo da promessa a nossa luta é contra o cansaço da espera e somente o Espírito Santo pode nos vivificar e nos lembrar que temos a garantia, o Penhor Eterno, Cristo Jesus, como Paulo declarou em 2 Timoteo 1:12b "porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia."

Confiados nisso que as nossas lâmpadas se manterão cheias do óleo que é o Espírito Santo não temos porque ficar anciosos ou temerosos como declara o texto de Filipenses 4:6 "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." E a nossa maior promessa é o retorno do mestre como disseram os anjos aos discípulos: "Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." Atos 1:11



Maranata! Ora vêm Senhor Jesus!